quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

462 ANOS DE NOVAS OPORTUNIDADES!

Neste (25) de janeiro comemora se o aniversário de São Paulo uma das mais brasileiras cidade do país. Décadas afinco criando possibilidades, abrigando povos vindos dos mais diversos rincões. Ainda assim, nos dias atuais, é um destino, alimentado por pessoas que sonham com oportunidades profissionais. Uma metrópole propriamente dito. Talvez, grande maioria do nosso povo tenha ou conheça alguém com uma história de superação, assim como de frustração intrinsecamente liga á São Paulo. É inegável que conhecer São Paulo e seus encantos provoca uma série de emoções proporcionais á sua imensidão.
Parabéns São Paulo e a todo povo!  
     
Mais informações →

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

"Mudar é difícil mas é possível"

Sabe viver á vida de um trabalhador do trecho é um desafio ímpar para qualquer pessoa, para mim não seria diferente. Evidente que não sou "marinheiro" de primeira viagem. Por falar em viagem é algo que remete nos a uma gama de saberes. Desde que pela primeira vez iniciei minhas andanças seja na luta social, seja em prol de prover o sustento da família. Nunca deixei de observar por onde andei, o que em cada lugar aprendi. Mais uma vez distante do meu habitar comum, sinto como nunca, a saudade de tudo que vivi até aqui. Essa breve introdução, foi para deixar claro que não imponho meu ponto de vista seguindo a "cabeça" dos outros. Aprendi a duras penas que o conhecimento é uma ferramenta indispensável e que assumir mesmo que "involuntariamente" o papel de formar opinião, é sem sombra de dúvidas uma árdua missão.

Nesta quarta (24) a democracia brasileira terá um novo momento que torna se um divisor de águas frente aos novos desafios que nosso povo terá. Isso independe do resultado, essa data jamais será esquecida. Por todas as características que carrego cá comigo, não, vejo toda essa situação como fim de linha. É um recomeçar que uma vez mais nossa gente terá papel de destaque. E não é meia dúzia de privilegiados que determinará o silêncio ensurdecedor das ruas. Deveras um novo tempo irá começar onde participar totalmente desprovidos/ as dos eventuais ranços que possam ficar. 

"Enquanto há vida, há esperança" 
(Eclesiastes 9:4). 
Mais informações →

sábado, 20 de janeiro de 2018

UM OLHAR DISTANTE E REAL

Em ano de copa do mundo e eleições gerais as conjecturas em torno de ambos são diversas. Para um povo que em sua esmagadora maioria reproduzir o clichê "política, futebol e ... não se discute" pura falácia. Existe de fato uma tentativa "cega" de repugnância ao empoderamento popular frente a tudo que possa promover ampliação de conhecimento.
Pois bem, como sabem tenho cá comigo um desejo latente de participar de alguma forma dos debates que nos põem cotidianamente envoltos há tudo que pode interferir em nossas vida.
O fato de está fisicamente distante da cidade de Paulo Afonso- BA terra que me acolheu ainda criança que ao passar do tempo, fui apaixonando me sobremaneira. Não impede me de manifestar opinião quanto ao contexto político-social. 
Os recentes acontecimentos nos rumos do Brasil, remete nos a uma profunda reflexão. Fazer "o dever de casa" requer uma breve avaliação quanto ao contexto local que perpassa por questões extremamente delicadas.
Como já antecipei anteriormente tenho na medida do que o tempo permite me acompanhado a movimentação política. A definição de alianças de fato terá um papel decisivo frente aos novos rumos que sonhamos para a capital da energia. Não existirá espaço para indecisão, portanto é chegado o momento em que teremos a oportuna missão de retomarmos um projeto político democrático que possa assegurar a retomada e consolidação de uma política de direitos ou deixar sucumbir nossos direitos. Essa tal "agenda" reformista nada mais é, do que uma vingança bancada pela elite conservadora e raivosa que converge com interesses do capital.
Quero com isso afirmar que não adianta agora querer lealdade daqueles que jamais foram nem tampouco dos que afirmam terem sido e acabaram seduzidos pelo poder. Então, na minha modéstia opinião: É preciso zerar o placar e partirmos rumo aos novos desafios.
 
 
Mais informações →

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

60 anos e a gestão do desporto rastejante!

Custo acreditar que ainda exista um modelo arcaico de fazer gestão publica, que lança mão de buscar suporte e investimentos para promover formação e qualificação profissional. Em nossas andanças por regiões do Brasil, nos deparamos com realidades diferentes, porém, ao nos reportarmos para nossa querida Paulo Afonso, ás vésperas de completar 60 anos de emancipação política. Identificamos que existe uma demanda reprimida que carece de um olhar mais criterioso. Trago á tona um fato que é de domínio público, não existe uma política publica municipal voltada para o aprimoramento de práticas esportivas e requalificação dos equipamentos já existentes.
Sabemos que temos um conjunto de pessoas que dedicam se quase que integralmente á atividades esportivas que vestem de fato a camisa. Não adianta aqui tentarmos justificar o rendimento pouco relevante de nossa cidade junto ao cenário regional frente às demandas do desporto. Quais os passos dados em direção ao fortalecimento da Liga Desportiva de Paulo Afonso - LDPA? Qual o planejamento do calendário esportivo anual, metas e avaliação ao termino de cada temporada? Temos hoje um cenário acadêmico local que permitiria nos apresentar um projeto de elaboração de uma cartografia do desporto. Existe uma predisposição natural de nosso povo, convergente em prol de práticas saudáveis. Enquanto a máquina publica, os agentes políticos e a sociedade não pensar em potencializar o que já nos pertence por direito, não, reuniremos condições de mudar de fato a realidade. Essa onde de “terceirizar” as responsabilidadesculpando uns, aos outros, não nós fará vencedores.
Por mais que o momento político-econômico inspire cautela não podemos admitir que a máquina pública continue acéfala.
Com informações da (ASCOM SUDESB) abaixo exponho um pequeno “aperitivo” que nos remete simbolicamente certo interesse de promover parcerias rumo ao aprimoramento de saberes. É preciso vontade política e pressão popular para que a realidade possa ser transformada. De nada adiantar tão somente reclamar. Em tese temos (03) arenas esportivas que poderiam fazer parte de um Plano Municipal de Esporte e Lazer e com isso promover nossos atletas e criar legalmente um Fundo Municipal de Apoio às modalidades desportivas que poderiam estar identificadas na já sugerida cartografia.
Confira:

Curso de Qualificação de Ligas de Futebol chega ao município de Juazeiro e região
Entre 19 e 21 de janeiro, representantes de dez municípios que integram o Território de Identidade do Sertão do São Francisco estarão reunidos em Juazeiro, para participar do último encontro do curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol.

A iniciativa é uma realização da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e tem por objetivo dotar as entidades com estrutura gerencial compatível com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.

Totalmente gratuito para o público interessado e até então inédito na região, o curso acontecerá, de sexta a domingo (19 a 21), a partir das 18h, no auditório da APLB, com palestras abrangendo temas administrativos, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais.

Este será o 23º e último encontro realizados pelo projeto, iniciado pela Sudesb em junho, em Salvador, quando reuniu municípios da capital e da região metropolitana. Em Juazeiro, a qualificação terá as presenças do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado; do assessor da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor/Ministério do Esporte; Paulo Oliveira, dentre outras autoridades.

Estão sendo mobilizados, para este encontro, gestores de esporte e dirigentes de Ligas de Futebol dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

O projeto tem suporte financeiro do Ministério do Esporte e está sendo executado pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), com apoio da FBF e da Prefeitura Municipal de Juazeiro.


Mais informações →
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.